MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

Publicado 2 ano(s) atrás por Roberto Angelo
em 02/09/2015 

 

Lançado no dia 10 de agosto, o projeto “Plugado no Enem” já é um sucesso! Criado para atender uma solicitação feita por diretoras da rede pública de ensino, a iniciativa oferece aulas preparatórias para estudantes do ensino médio participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, neste ano, vai acontecer nos dias 24 e 25 de outubro.

Com duração prevista de 12 semanas, o curso já conta com 200 jovens matriculados. As aulas acontecem das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Todos os participantes recebem os mesmos benefícios dos demais estudantes do PlugMinas: refeição, uniforme, material didático e vale-transporte, se necessário.
As disciplinas ministradas correspondem às áreas do conhecimento que determinam o conteúdo das provas do Enem. São elas:

Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
Matemática e suas tecnologias;
Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia;
Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Nesta primeira edição, o Plugado do Enem está recebendo jovens de cinco escolas estaduais convidadas, localizadas nos arredores do PlugMinas. Contudo, o sucesso da iniciativa já despertou o interesse de outras instituições e uma ampliação do atendimento não está descartada. Quem faz essa afirmativa é Clóvis Tavares, coordenador do Laboratório de Culturas do Mundo (LCM), Núcleo que está oferecendo o curso Plugado no Enem. “Já recebemos contatos de estudantes de outras escolas interessados em participar. Para nós, isso atesta a qualidade do projeto e serve de estímulo para continuarmos o nosso trabalho”, diz Clóvis.

Com a abertura do curso, o LCM ganhou novos alunos e um prédio próprio. Para Clóvis, ao abrigar o projeto Plugado no Enem o LCM reafirma seu propósito de promover o intercâmbio de conhecimentos. “O coração do Enem é a interdisciplinaridade, haja vista as matrizes de conhecimento que estabelecem seu conteúdo. Por isso, acredito que a oferta de um curso preparatório casa perfeitamente com o LCM, um espaço dedicado à experimentação e à troca de culturas e de conhecimentos”, conclui.

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online