MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

Publicado 2 ano(s) atrás por Roberto Angelo
em 29/06/2015 

Entre os dias 03 e 31 de julho, quem visitar o Centro Cultural Vila Fátima, localizado no Aglomerado da Serra, poderá conferir a exposição “TRAvestido de Mim Mesmo”, criada pelo artista Jonathan Vieira, um dos selecionados pelo Edital Jovem Artista 2014-2015, do PlugMinas. A iniciativa de fazer a obra circular por outros espaços culturais da cidade é parte do PlugMochilão, projeto que viabiliza a exteriorização das atividades promovidas pelo Núcleo Caminhos do Futuro.

Provocadora, pertinente e, sobretudo, atual, a exposição discute de forma franca o tema do gênero sexual e suas múltiplas manifestações. As obras foram criadas a partir de fotografias, colagens e de alguns objetos utilizados por Jonathan em performances realizadas por ele no PlugMinas, entre os meses de março e maio deste ano. “Percebo que ele (o tema gênero sexual) é um tabu que persiste na sociedade contemporânea, seja nas escolas, como nas casas e na rua. Pretendo informar e ajudar as pessoas a assimilarem o assunto com mais naturalidade e a multiplicarem o que aprenderem”, explica o artista, ressaltando o caráter formativo de sua obra.


Jonathan Vieira (Foto: Oliver Bredariol)

 

Dialogando para quebrar preconceitos

Durante o período em que esteve em cartaz na galeria do PlugMinas (21/05 a 27/06), a exposição “TRAvestido de Mim Mesmo” promoveu dois encontros com o público, expandindo ainda mais o alcance e o entendimento do trabalho proposto pelo artista. Realizados às 18h30 dos dias 11 e 25/06, por meio do MultiPlug, os encontros chamados de "Diálogos" reuniram transexuais, artistas, jornalistas, fotógrafos e representantes de entidades em prol da cidadania para LGBTs.

Nas rodas de conversa, as transexuais Anyky Lima e Cristal Lopez emocionaram o público com suas histórias de vida. O fotógrafo Lucas Ávila compartilhou com o público um de seus trabalhos que teve a transexualidade como tema. Thiago Costa, membro do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas gerais (Cellos-MG), falou sobre o andamento da luta política e social no intuito de garantir direitos básicos para os transexuais.

Encontro do dia 11/06 (Foto: Roberto Ângelo)


 Encontro do dia 25/06 (Foto: Renata Coutinho)

Serviço: Exposição “TRAvestido de Mim Mesmo” no Centro Cultural Vila Fátima

Data: 03 a 31 de julho

Endereço: Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima

Horário: de terça a sexta-feira, das 09 às 17h. Sábados, das 09h às 13h

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 77 visitantes e Nenhum membro online